Conheça a Associação Casa de Marta e Maria
Atualizado: 5 de abr. de 2023
A história...
A Associação nasceu no coração da Maria Edivânia há mais de uma década... Envolvida no atendimento a pessoas em situação de rua, Maria percebeu a grande necessidade de acolher esses indivíduos oferecendo-lhes verdadeiro lar. Sua intenção inicialmente era receber mulheres que passaram por internamento hospitalar ou psiquiátrico e não tinham onde viver em seguida, porém as solicitações de encaminhamento dos hospitais de salvador expressavam em maior número homens nessa situação de vulnerabilidade.
Há 13 anos a associação atua em forma de uma comunidade sem registro oficial, mas a 4 anos passou a possuir registro oficial recebendo, além de pessoas encaminhadas por hospitais, outros necessitados.
A reinserção na sociedade é um dos alvos desse projeto, mas a associação se empenha para jamais se precipitar neste processo a fim de dar passos seguros e não devolver seus acolhidos a circunstâncias de insegurança social. Alguns dos internalizados passam cerca de 4 a 5 anos na casa, enquanto outros encontram caminhos para sair em menos de 1 ano, inseridos em programas como Aluguel social e Minha casa, minha vida. A casa se encontra agora em reformas para dobrar o seu número de acolhidos em resposta a grande demanda. A reforma busca aumentar seu espaço de refeitório e cozinha.
Vale destacar que a associação nasceu com o propósito de oferecer um lar para quem não o possui e por isso busca sempre a forma mais aproximada de uma verdadeira casa onde vive uma verdadeira família.
Equipe
A direção é composta pela presidente Maria Edivânia Batista de Souza e demais componentes da diretoria, além destes contam com o auxílio de voluntários esporádicos.
Voluntariado
A Associação Casa de Marta e Maria aceita voluntários nas áreas de saúde, assistência social, terapias: ocupacional, cultural, assessoria jurídica e serviços gerais.
Atendimento
A Associação realiza acolhimento de pessoas em situação de rua. Os acolhidos chegam através de serviços sociais como Hospital Irmã Dulce, Cata e indicações de amigos e colaboradores. Buscam então avaliar as necessidades desse indivíduo, sua capacidade de compreensão, seu estado de saúde física, mental e demais necessidades expostas pelo mesmo. O acolhido é acomodado em uma cama, recebe roupas de cama, local para seus pertences sendo então apresentado aos outros acolhidos como forma de integrá-lo.
Atividades
Rodas de conversa, colaboração laborativa, transporte e encaminhamento de atendimentos médicos e jurídicos, 4 refeições diárias e reuniões de oração.
Principais Ações Comemorativas
Festa de aniversário de cada acolhido, Celebrações da Semana Santa católica, Páscoa, São João, Dia de Santa, Maria e Lázaro (padroeiros da casa), Dia das mães, dos pais, Dia mundial dos pobres, Natal e Ano novo.
Horário de Funcionamento
Atendimento em tempo integral.
Os horários de visita são sempre flexibilizados por contato prévio.
Como a Instituição se mantém
Através de doações voluntárias de pessoas, comerciantes, grupos ligados ou não às igrejas e o Prato Amigo.
Quais as maiores necessidades nesse período?
Alimentação, vestuário, higiene pessoal, produtos de limpeza, móveis para acomodação dos acolhidos, roupas de cama e banho.
Por que precisamos do seu apoio:
"Lidamos diretamente com pessoas em situação de alta vulnerabilidade social, agravada por fome, doenças diversas, vícios, abandono social, familiar e invisibilidade perante a sociedade e governos. Dependendo assim exclusivamente de suas doações!"
Entre em contato:
Telefone: (71) 3398-2097 / (71) 99238-5662
E-mail: acasademartaemaria@gmail.com
Faça uma visita!
📍 Rua Jaime Vieira Lima, número 61. São João do Cabrito, Salvador - BA
Komentar